domingo, 10 de maio de 2009

1 semana...

Hoje faz 1 semana que o meu Eddie me deixou. Queria ter escrito sobre ele há mais tempo, antes que algo tão triste como isso tivesse acontecido. Pra falar a verdade, isso nem era para ter acontecido agora. Por isso mesmo tomei a coragem (só agora) de escrever algo sobre o gato que mais amei na vida e que me deixou há tão pouco tempo, de forma tão repentina, deixando uma saudade tão grante que certamente vai demorar muito tempo para desaparecer.

Hoje faz 1 semana que não vejo mais aqueles belos olhinhos azuis me fitando quando acordo, os mesmos que me encantaram na primeira vez que o vi na gaiola do petshop. Ele foi o último que sobrou na gaiolinha, que no dia anterior ainda exibia toda a ninhada de 4 gatinhos siameses. Paguei os 50 reais que o atendente informou que ele "valia" sem pestanejar: já estava apaixonada por ele para questionar o valor de uma vida. Além do mais, eu ainda não conhecia o Proanima, sabia muito pouco sobre posse responsável e já estava há alguns anos privada da companhia de um bichinho.
Foi o meu querio Eddie Vedder - sim, com nome e sobrenome do meu vocalista preferido, dono dos olhos azuis mais lindos que já vi - quem me ensinou sobre a necessidade de redes de proteção nas janelas, principalmente após cair da janela do apartamento com 5 meses de vida e depois, aos 4 anos, quando aprendi, também, da importância das plaquinhas de identificação mesmo para gatos de apartamento. Foi ele quem me ensinou sobra a importância da castração, principalmente depois de limpar xixi até de cima da mesa da sala! Foi ele quem me ensinou que cuidar de um gato vai muito além de só alimentá-lo: ele me ensinou que todo bichinho precisa de cuidados médicos e de saúde que lhe possibilitem qualidade de vida.

Hoje faz 1 semana que não escuto mais aquele miado delicioso pedindo carinho e atenção, o mesmo som que há mais de 5 anos vinha alegrando os meus dias e noites. Até quando eu não estava em casa rolava cantoria, porque era só sair pra o danado começar a miação, que só parecia terminar quando eu voltava, quando ele surgia todo feliz me recepcionando (Aliás, gatos como ele sabem reconhecer até o som do nosso carro!). Ele me ensinou que todo bichinho gosta de companhia, ou melhor, da sua companhia, porque é claro como dia o quanto eles ficam ansioso para brincar quando você chega em casa. Só quem tem ou teve gatos sabe o que é ser recebido por eles!

(Quando foi 'papai', em 2004!)

Hoje faz 1 semana que não o abraço, que não sinto mais o contato do seu pelo macio, que não faço mais carinho naquele barrigão gostoso, que não o vejo mais todo feliz quando lhe mostrava a escova com a qual lhe escovava os pelos. De todos os 3, ele era o único que curtia o ritual, o qual retribuia fechando os olhinhos e deixando a pontinha da língua de fora, com a maior cara de satisfação. Isso sem falar na muitas lambidas distribuídas mostrando a sua gratidão pelo carinho recebido.

Hoje faz 1 semana que não o encontro mais sobre a minha cama, no seu cantinho preferido em todos os momentos. Extremamente caseiro, mesmo depois que nos mudamos pra casa, os seus passeios sempre foram próximos ao limite do terreno. Definitivamente ele preferia mil vezes o aconchego do lar que a liberdade total, ao contrário dos outros 2 bigodes: enquanto o Chazz e o Léo adoram se meter no mato (sim, eu moro no mato agora!), ele achava mais bacana "vigiar" o seu território da segurança da varanda, mais limpa e pertinho dos seus confortos.

Eddie querido, hoje faz 1 semana que você virou estrelinha, deixando um vazio enorme em meu peito. Onde quer que você esteja, tenho certeza que até São Francisco de Assis vai lhe acolher com muito carinho, porque um gatinho especial como você tem o dom de levar alegria a todos aqueles que tiverem o prazer da aproveita da sua companhia.

Um comentário:

Isabella Verdolin disse...

amiga, que linda sua homenagem para o Eddie. Lá de cima ele vai sempre olhar por você e "brilhar" mais forte por cada realização sua. beijo grande!